sábado, 28 de abril de 2012

"serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa ofereçer a outra e que seja essencialmente intangivel e não resulte na propiedade de nada.sua produçao pode ou não estar vinculada a um produto físico " (KOTLER philip,administração de marketing,pag 412)

Vale resaltar que nos últimos anos o setor de serviços vem tendo um crescimento vertiginoso,isso dar-se por que mais profissionais prestadores de serviços tem investido
no marketing de serviços ; area tal que esse tipo de comportamento não era muito comum,
tinha -se como habito fazer campanhas de marketing para produto e é neste aspecto que consegui-se ver as diferenças entre produto e serviço.
O produto é tangivel; pode ser estocado,cheirado,tocado ;já o serviço é intangivel ou seja não tem nenhuma dessas caracteristicas,é nessa area que foi encontrada certa dificuldade para fazer marketing de serviço,ficou como desafio aos profissionas de marketing criar as possibilidades ,dai a necessidade de promover açoes para ajudar os cliente mensurar o serviço dando-lhe a sensaçao de tangibilidade ao intangivel.
Outra caracteristica do serviço é a inseparabilidade ou seja não há como desvincular cliente de prestador de serviços.
"se o serviço for prestado por uma pessoa ,ela faz parte de mesmo.
como o cliente está também presente enquanto o serviço é produzido
a interação fornecedor -cliente é uma caracteristicas especial do marketing de serviços.
ambos afetam o resultado de serviço"( KOTLER,philip ,adiministação de marketing,5 edição,editora atlas,pag 414) é importante resaltar que com base em KOTLER não existe seviço sem a interação das duas partes,jamais um cirurgião fará um procedimento sem a prezença do paciente.
A variabilidade é outra caracteristica de serviço,entende se que isto talves ocorra por causa da diferença de percepçao de cada individuo destinado a prestçao do serviço; do
que seja qualidade em comparação ao ponto de vista do empregador e do cliente ,sendo que alguns presta o serviço com as mesma caracteristicas para todos os clientes,enquanto outro diferencie o serviço mudando o atendimento de cliente para cliente.nesse sentido pode-se declarar que tais afirmações vao de encontro com os estudos do outor citado.
"um funcionario poderar assimilar bem os objetivos da empresas e sempre e sempre prestar a mesma qualidade aos clientes.outro funcionario poderá ter diferente percepção ,prestando um serviço de qualidade completamente diferente ,apesar de ambos
pertencer a mesma firma" ( LAS CASAS , alexandre luzzi, marketing de serviços,3 edição, editora atlas,pag 209)
Perecibilidade de serviço po ser entendindo básicamente como mal prestção do serviço adquirido,resultando na insatisfaçao e provavel desistencia na obtençao do serviço,podendo assim haver a desistencia da efetivção do procedimento
perdendo também a oportunidade de fidelizaçao do clienteSalientando que
as empresas prestadoras de serviços tem que ter como prioridade o treinamento de profissionas e/ou alternativas de controle de demanda.
" o fato de a apresentação de serviços estar intimamente ligada ao desempenho profissional dos funcionários da empresa ,exige uma capacidade
antecipada ,com contrataçoes e treinamento ,diante da previsao de uma demanda maior." ( LAS CASA,alexandre luzzi;marketing de serviços, 3 edição;editora atlas,pag 210)
Hibridização de serviços é um vertente um tanto diferente onde existe a simbiose do produto e serviço,na questão em que o produto ajuda vender o serviço e o serviço ajuda vender o produto ,nesse sentido propoe se a ideia da existencia de uma interdependencia para poder criar uma proposta de oferta. Em vista que hoje o grau de informação do público-alvo é maior e estão sempre em busca de inovaçoes, é funçao do profissional de marketing promover ações para suprir essas necessidades e pesquisar buscando descobrir outras latentes;

(rascunho da fundamentação em mkt de serviços)

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