sábado, 28 de abril de 2012

                                   merchandising 2

qualquer técnica,ação ou material promocionalusado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos,marças ou serviços,com o proposito de motivar  e influênciar as decisoes de  compra dos consumidores.
é o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar,controlar,ambientar e promover marças ,produtos e serviços nos pontos de venda.
é responsavel pela apresentçao destacada de produtos na loja ,criando espaço e visibilide ,de maneira tal que acelere sua rotatividade.
 O merchandising tanto pode usar a propaganda(quando divulga ofertas na mídia)como a promoção d e vendas (quando utiliza de preços mais baixos ou brindes)para a ampliaçao de sua estratégia.
A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de ações promocionais e materias de ponto de venda que controla  o último estágio da comunicação mercadológica-a hora da venda.
Abaixo segue algumas dicas para se planegar um bom MERCHANDISING:

* descobrir qual a imagem visual que seu produto tem no PDV;
*encontrar  um diferencial entre o seu produto aos concorrentes;
*atender as necessidades do seu público alvo;
*planejar objetivos para os PDV's e porcentagens esperadas de vendas;
anlisar todos os resultados de ações nos PDV's,para saber os erros e acertos;
*sempre agragar valor ao produtocom degustações,promoções e demostrações;
*ouvir sempre os varejistas e consumidores
*invetir em novidades
*agilidade em repor os estoques;
*conversar muito com a equipe de merchandising,pois eles ficam 99% do tempo nos PDV's e tem informações valiosas para lhe passar;
*flexibilidade descentralização de decisões,e
*nunca corrigir falhas de preços com promoções,poissempre estara promovendo o  concorrente;
As vezes fica complicado para uma empresa acompanhar todos os passos acima,pois requer mao de obra qualificada,isso significa alto investimento.assim uma boa opção é tercerizar a equipe de merchandising.pois existemexelentes agências especializadas,e que trarao bons resultados.
nos corredores de supermercados,lojas  de departamentos,auto serviçose especializadas ocorrem uma grande guerra silenciosa e bastante visual.são promotores e masi promotores brigando por centimetro de gôndola,cada espaço no inerior da loja,é ma correria total,por isso cosidero todo promotor de vendas um héroi,pois é muito dificil enfrentar uma guerra  destas todos os dias  em seu trabalho.
muits empresas por saber desta disputa acabam comprando os espaços dentro das lojas .oferecendo alguns beneficios ao varejista,como desconto em compras,viagens  e até valores em dinheiro.assi ,não precisam participar dessa luta por espaço,pois deste modo.o espaço  da marca no PDV está garantido.dificultando ainda mais a entrada de novas empresas no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário